Nokia C1, o smartphone de baixo custo da Nokia

Nem só de equipamentos de alto padrão são feitas as apostas para 2020. A empresa finlandesa Nokia, que costumava ser uma das maiores fabricantes de celulares do mundo até o advento do IPhone e do Android, anunciou recentemente o lançamento do seu mais novo smartphone, o Nokia C1, cujo principal atrativo é o preço baixo e o processador ok. Não é um super smartphone perfeito para quem quer rodar jogos e programas pesados, mas é um bom celular para quem deseja adquirir um celular apenas para executar as tarefas mais básicas e pagar pouco.

     

O Nokia C1 definitivamente não chama a atenção pelo seu design, que é bem básico. O aparelho, contudo, também não é feio. O smartphone tem um bom formato, fácil de se segurar. Parece que se encaixa nas mãos e é confortável de manusear. Ponto para ele! Sua plataforma é o Android 9 (Pie) GO, que é uma versão mais leve e simples da plataforma. O Nokia C1 está disponível em apenas duas cores: vermelho e preto. Na parte da frente também há uma tecla para ativar o reconhecimento de voz. 

O aparelho é um pouco menor que a maioria dos smartphones de hoje em dia medindo apenas 5,45 polegadas. A resolução da tela também não é lá essas coisas, FWVGA+, diferente da maioria dos outros celulares de entrada, que oferecem definição HD. o Nokia C1 também não é uma boa opção para aqueles que curtem fotografia. Ele possui uma modesta câmera traseira de 5 Mp (f/2.4) e uma também modesta câmera frontal de 5 Mp. Ambas as câmeras possuem flash LED. o aparelho também possui processador quadcore, 1.3 GHz. Uma das maiores reclamações sobre o produto se dá por conta de sua bateria.

O aparelho possui uma bateria removível de 2500mAh, que poderia ser melhor. Outra reclamação bastante pertinente acerca do aparelho é sobre a sua memória. Ele possui apenas 1GB de memória RAM e 1GB de armazenamento interno. Felizmente, o armazenamento pode ser expandido com um cartão micro sd de até 64GB. Devido ao seu software simplificado, o aparelho conta com versões mais leves de aplicativos já de fábrica, pois não suporta as versões originais de aplicativos como o YouTube, Google Photos e etc. Uma pessoa que deseja um celular que rode diversos jogos e aplicativos mais pesados certamente ficará decepcionada com o C1.

Mas a maior reclamação quanto ao smartphone é, sem dúvida nenhuma, sobre a conectividade. Isso se dá devido ao fato de o aparelho não possuir a conectividade 4G. Isso mesmo, ainda existem smartphones com apenas a conectividade 3G em pleno 2020! Esta é com certeza a maior desvantagem do aparelho. Porém, o aparelho não conta apenas com um tipo de conectividade. o Nokia C1 também possui conectividade como o Wi-Fi, GPS e Bluetooth.

Ao contrário de muitos smartphones lançados hoje em dia, o Nokia C1 também não possui leitor de impressões digitais. Porém contém os sensores de proximidade, acelerômetro e também de luz. O aparelho contém duas entradas para chips de operadora, nano, entrada USB e alto falantes. Além disso também possui rádio FM.

Quanto às medidas do smartphone, o Nokia C1 mede 147,6 x 71,4 mm, pesa apenas 155g e tem apenas 8,7 mm de largura. O aparelho também possui entrada para fone de ouvido. 

O smartphone foi lançado recentemente em alguns países como o Quênia e a Índia e passou a ser vendido por cerca de US$49. O baixo custo do aparelho é certamente uma das suas maiores vantagens, pois como já foi visto, o aparelho possui especificidades bastante modestas.

O Nokia C1 chegou como quem não quer nada, mas se mostra uma boa alternativa para quem precisa de um celular apenas para as funções mais simples, como fazer ligações, usar a internet para fazer uma pesquisa, usar o Google Maps ou assistir a um vídeo no Youtube.

Quem não gosta ou não precisa de um smartphone com uma supercâmera também pode se beneficiar com um modelo como o Nokia C1. Vale a pena ressaltar que a empresa que comprou a Nokia, a HDM Global, não faz operações no Brasil. Portanto, ainda não há previsões de chegada do aparelho em terras tupiniquins.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply