IPVA no Rio de Janeiro

Interessado em saber mais sobre o IPVA no Rio de Janeiro em 2021? Acompanhe nossa matéria:

O que é o IPVA?

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto referente a propriedade de veículos que é cobrado anualmente pelos governos estaduais no Brasil. Surgiu em 1986 para substituir a Taxa Rodoviária Única (TRU), relacionada aos gastos do estado com o sistema de transportes, em melhorias nas ruas e estradas, principalmente. Já o IPVA, diferentemente do antigo imposto, é dividido entre município, Estado e Governo Federal, e sua verba é aplicada em diferentes áreas, conforme a necessidade, como em gastos com saúde publica, educação, segurança, mobilidade, etc. 

Este imposto incide sobre a avaliação do estado sobre o preço do automóvel. O imposto tem sua taxa variando de 0,5% a 4,5%, dependendo do tipo do automóvel e do estado em que se é cobrado. Esse valor é calculado usando como referência a tabela da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que categoriza o valor venal do veículo, ou seja, seu preço médio de mercado.

 

IPVA atrasado

Apesar de não ser considerada uma infração de trânsito em sí, o não pagamento do IPVA acarreta uma série de consequências, como uma multa e os juros sobre o valor do imposto do veículo, que devem ser pagos caso a dívida não seja quitada na data estabelecida. A multa e os juros variam de acordo com o tempo do atraso do pagamento, e não gera necessariamente pontos na CNH do proprietário do veículo.

Mesmo não configurando uma infração em sí, o não pagamento do IPVA impede o licenciamento do veículo, o que pode ser um grande problema. Se for flagrado sem o licenciamento em dia, a policia pode apreender e reter o carro, até que a situação seja regularizada. Além da dor de cabeça e do transtorno, existe uma multa a ser cobrada de R$293,47, com 7 pontos na carteira de habilitação, além dos custos operacionais, juros e etc.

Evite esse risco e fique atento a data do pagamento do IPVA no site do Detran RJ, para você que é morador do estado do Rio de Janeiro, para poder regularizar o IPVA o quanto antes.

Tabela de pagamento IPVA 2021

Ainda não foram disponibilizadas as datas oficiais para o pagamento do IPVA 2021 pelo Detran do Rio de Janeiro, mas as datas deste ano estavam previstas para serem as seguintes:

 

Finais de Placa Pagamento integral

ou Vencimento 1ª parcela

Vencimento 2ª parcela Vencimento 3ª parcela
1 22/jan 21/fev 24/mar
2 23/jan 27/fev 30/mar
3 24/jan 28/fev 31/mar
4 27/jan 02/mar 01/abr
5 28/jan 03/mar 02/abr
6 29/jan 04/mar 03/abr
7 30/jan 05/mar 06/abr
8 31/jan 06/mar 07/abr
9 03/fev 09/mar 08/abr

Provavelmente as datas para o pagamento do imposto deste ano possam variar da tabela do ano passado, mas deverão seguir o mesmo modelo, com 1ª (ou única) parcela,  2ª e 3ª parcelas possíveis.

Como pagar

O pagamento do IPVA no Rio de Janeiro pode ser feito em parcela única (com até 20% de desconto) ou em 3 parcelas sem desconto. O condutor pode pagar o imposto através da rede bancária (Banco do Brasil, Banco Itaú, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Safra, Santander), postos do Detran RJ, ou online, exclusivo para correntistas do Banco Bradesco.

A guia para o pagamento deve ser obtida online, através do site do Detran RJ: http://www.detran.rj.gov.br/

Porcentagens por tipo de veículo

Cada estado possui uma legislação própria para a cobrança do IPVA, e as porcentagens variam em cada um deles. 

Como exemplo, listamos as porcentagens de alguns estados:

Rio de Janeiro:

  • Veículos de locação: 0,5%
  • Caminhões, táxis, automóveis movidos a gás natural ou energia elétrica: 1%
  • Ônibus, micro-ônibus e carros à álcool: 2%
  • Veículos de passeio e camionetas bicombustível: 3%
  • Automóveis de passeio e camionetas movidas à gasolina, além de carros importados: 4%

Santa Catarina

  • Automóveis de locação: 1%
  • Automóveis para transporte de carga ou passageiros e veículos de duas ou três rodas: 1%
  • Automóveis de passeio, motorhome e utilitários: 2%

São Paulo:

  • Caminhões: 1,5%
  • Camionetas e utilitários; Motos e similares; Ônibus e Micro-ônibus: 2%
  • Automóveis: 4%
  • Motorhome:  4%

Deixe uma resposta